quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Sobre livro: Melancia

Titulo Melancia, 490 pág
Autora: Marian Keyes
Rio de Janeiro, BestBolso, 2012, 22ª  edição
traduzido por Sônia Coutinho

WATERMELON, conhecido título no Brasil por MELANCIA, primeiro livro chick lit escrito pela autora Marian Keyes a qual já tem outros, vários títulos publicados, que segue um "linha de continuação" da historia. Entre aspas pois os outros livros segue contando as historias de outros personagens. 
Que são: Férias! (Rachel's Holiday) (2004)
  • Sushi (Sushi for Beginners) (2004), Casório?! (Lucy Sullivan is Getting Married) (2005), É Agora... ou Nunca (Last Chance Saloon) (2006), Los Angeles (Angels) (2007), Um Best Seller pra Chamar de Meu (The Other Side of the Story) (2008), Tem Alguém Aí? (Anybody Out There?) (2009), Cheio de Charme (This Charming Man) (2010), A Estrela Mais Brilhante do Céu (The Brightest Star in the Sky) (2011), Chá de Sumiço (The Mistery of Mercy Close) (2013), Mamãe Walsh: Pequeno dicionário da família (Mammy Walsh's A-Z Of The Walsh Family) (2014) e A Mulher que Roubou Minha Vida (The Woman Who Stole My Life (2015).
                Sobre o livro Melancia, é um livro check lit, para quem não sabe o que é isso vou explicar, "é um gênero de ficção, dentro da ficção feminina que aborda questões das mulheres modernas", não entendeu ainda? Falando o português correto é um livro "para mulherzinhas" rsrs e sim eu gostei muito desta escrita em que a autora Marian Keyes fala para nós, nada mais e nada menos, que sim o que se passa no nosso dia-a-dia, em como é vivendo e sendo mulher, se ainda não se identificou com o que ela escreveu, calma, você ainda vai passar por isso huuuummmm!?
                Bom a personagem principal e narradora deste livro é a CLARIE, em que se vê por dar a luz a sua filha KATE, e logo em seguida seu amado esposo JAMES dá a noticia da separação e que tem se relacionado com a sua amada amante DENISE que é a vizinha. Calma isso tudo não é spolier, aconteceu tudo no primeiro capitulo.
                Falando da clarie é uma mulher moderna "hum", meio louca rsrs gosta de ser "centro das atenções" descreve ela como uma mulher que gosta de se divertir com amigos aos fds, a risada é alta, mas, após sua gravidez ela tem um tipo de depressão pós-parto, em que se vê gorda, feia, e mal-amada. 
                Depois que James deu a noticia da separação, ela se sente repartida em milhões de pedaços e só pensa em sair do apartamento deles,e decidi passar umas férias na casa dos pais que é em Dublin.
                A família WALSH, claro como ela descreve, a sua família não é nada normal, a mais doida em que se pode ler, os pais são bem liberais e suas irmãs, as que fazem parte neste livro, Anna e Helen tem suas peculiaridades tão bizarras que é impossível não ficarmos curiosas e desejar que elas fossem mais ativas em Melancia. Entre quatro irmãs, Margaret (Maggie) e Rachel não aparecem em Melancia, mas em FERIAS fala de a historia de Rachel e LOS ANGELES conta a historia de Maggie, TEM ALGUÉM AÍ? a historia de Anna, CHÁ DE SUMIÇO a historia de Helen e de sua mãe em MAMÃE WALSH.
               E na casa dos pais Clarie se prende ao alcoolismo, mau-humor e chantagens, ela apenas consegue é beber e cuidar de sua bebê, claro neglicenciando Kate, ela conta com os cuidados de sua mãe e das ajudas das irmãs.  

"Todos os sentimentos são relativos, decidira eu, estava errada em me sentir gorda. Não estava gorda demais. Não havia nada de errado comigo. O resto do mundo é que era peno demais. Eu não precisava mudar. Oque precisava mudar era o mundo ao meu redor. Simplesmente, tornar tudo em torno de 15% maior do  que era agora - roupas, móveis, pessoas, prédios, países - e, de repente, eu estaria novamente do tamanho certo!
Digamos, 20%. Assim, poderia sentir-me verdadeiramente frágil."
pág. 62

Clarie começa a perceber seu relaxamento quando o pai dela diz: "-Beber não afoga mágoas de ninguém." pág 110. Então ela para de beber, começa a fazer exercícios, caminhada e ela vive vários momentos engraçados com Anna, essa irmã a fez companhia  em dia e Clarie desabou a contar e chorar sobre James e Anna foi paciente e ajudou neste momento. Ela começa a dar mais atenção a Kate, vai passear e tudo em entusiasticamente.
Em sua dose de clichês em Melancia, Clarie conhece Adam, o bonitão, amável, mais novo que ela e aparentemente muito maduro, pois saberemos que ele também está sofrendo com uma separação, eles sim, nutrem uma paixão, entre cartas e saídas à noite, quando de repente James surge e balança toda a vida de Clarie "novamente", a situação dela é muito complicado, por ter um relacionamento em que a fez muito bem com Adam, porém, ela ainda está casada com James, no papel, e ele consegue mexer com o seu psicológico, (neste momento passei muito raiva de James rsrs)...
Melancia é o maior sucesso de Marian Keyes, e sinceramente este livro deixa com um apetite de conhecer as histórias das outras irmãs e de sua mãe. É um livro super interativo, engraçado, Clarie realmente é muito divertida, porém a leitura fica cansativa quando se torna repetitiva as choradeiras e bebedeiras, sempre a mesma historinha. Fica muito interessante quando ela resolve dar a volta por cima, segue um ritmo na leitura e deixa interessante. Eu super indico essa leitura, não tenho nada contra, apenas essa parte que é exaustiva. No mais indico essa leitura, espero ter ajuda com a escolha da sua próxima leitura... Aguardo os comentários e dicas para as minhas próximas leituras ;-)








Nenhum comentário:

Postar um comentário